Ubando dinamiza e populariza Qorpo Santo / Maicon Nieland Folha do Mate

quinta-FEIRA, 24 de juLho de 2014


TEXTO TEAT RAL
Ubando dinamiza e populariza Qorpo Santo
MAICON NIELAND


A vasta obra do dramaturgo Qorpo Santo esteve resumida  em Venâncio Aires com a peça “Hoje Sou Hum; Amanhã Outro”. Com a proposta de encenar um dos textos escritos pelo gaúcho, a Ubando Grupo pôde na noite de terça-feira, 22, apresentar o projeto ao público no auditório do Colégio Oliveira Castilhos. Ao longo de 55 minutos, o espetáculo vindo de Porto Alegre em parceria com o ‘Arte Sesc – Cultura por toda parte’ encenou na íntegra os três atos em que está dividido a peça. Segundo a atriz Aline Ferraz, que interpreta tanto ‘Eleutério, seu Ministro’, como ‘Matildes, a rainha’, a opção foi em manter o texto original, pois apesar de escrito em 1866 continua atual. Toda proposta começou a ser pensada em 2013 e trabalhada desde janeiro deste ano no teatro. “E foi bem nessa época que estavam acontecendo as manifestações, em junho do ano passado. Então a gente até trouxe uma parte de um protesto que foi gravado em Porto Alegre com ‘O povo acordou’ e fomos mesclando o antigo com o novo, trazendo referência da cultura brasileira”, relata Aline.

DIVULGAÇÃO

O ator Renan Leandro ainda destaca que esse é um campo fértil de pesquisa e considera que o grupo tem conseguido dinamizar e popularizar a obra de Qorpo Santo. “Esse é um trabalho, que por mais que pela complexidade do texto seja um pouco ainda distante das pessoas, a gente tenta aproximar e isso eu acho que pra nós tem sido um ponto positivo”, destaca o ator. Segundo ele, o pano de fundo do texto é a Guerra Farroupilha e a Guerra do Paraguai, ou seja, um conflito interno pois na época já se iniciavam as discussões em torno das ideias republicanas, sendo que Qorpo Santo era um defensor da monarquia. “No caso a atualização que a gente traz o conflito interno seriam as manifestações. Ou seja, o governo abalado com um conflito que é proeminente e a questão da guerra como hoje a questão da Palestina, que por mais que não esteja ligado direto a nós, estamos indiretamente envolvidos”, afirma Renan.

De louco , nada

Os atores da Ubando Grupo também salientam que a forma como as obras dele são taxadas, por determinadas pessoas, de ‘teatro absurdo’ e surrealistas, na verdade não são desta maneira. “Na verdade ele fez inconscientemente, fez como uma necessidade vital de se expressar”, diz Renan. A pesquisa para o projeto ainda mostra que Qorpo Santo desde cedo (aos dez anos de idade) teve de assumir a família, quando o pai dele morreu, então começou a trabalhar como comerciante e foi graduado grão-mestre com 14 anos na Maçonaria. “Tem vários elementos que tu vai vendo e estudando a obra dele e de que louco ele não tinha nada. Então hoje o que é muito forte é o estigma dele de quanto louco”, conta o ator. O dramaturgo e jornalista gaúcho que viveu entre 1829 e 1883
escreveu a Ensiqlopédia, onde consta toda sua obra, que vai desde
as 17 peças de teatro, até outros materiais como seu processo de interdição judicial movido pela própria esposa, poesias, receitas de culinária. “E é importante dizer que ele criou uma tipografia pra poder deixar o trabalho dele registrado. Se ele não tivesse se preocupado com isso, hoje em dia não teríamos nada dele”, salienta Aline Ferraz.
Atualmente, em todos cantos do Brasil, a obra de Qorpo Santo é trabalhada. Segundo os integrantes da Ubando Grupo, existem montagens inspiradas no gaúcho em cidades de Brasília, Minas Gerais, Fortaleza e Manaus. 
“A gente está com outros planos de seguir pesquisando questões de linguagem, experimentar uma performance poética usando as poesias e não os textos dramáticos do Qorpo Santo.” RENAN LEANDRO ATOR DA UBANDO GRUPO

PLATEIA DEU BOAS RISADAS, NO TEXTO DE QORPO SANTO, QUE FAZ TAMBÉM REFLETIR SOBRE O PODER POLÍTICO.

MAICON NIELAND

Nenhum comentário:

Postar um comentário