Outros Qorpos


A companhia teatral A Rã Qi Ri estreia neste sábado, 18, o espetáculo Retratos de Qorpo-Santo. A peça retrata uma série adaptações e recortes na obra e peças do importante dramaturgo, escritor e poeta gaúcho do século XIX, José Joaquim de Campos Leão, considerado louco por uns e genial e precursor do teatro do absurdo por muitos.

A estreia está marcada para 19h, no Teatro da Instalação, na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e serão vendidos na bilheteria do teatro.

A partir do cotidiano de uma família, a diretora Nereide Santiago traça uma série de cenas atemporais nas quais as preocupações e ações são levadas ao extremo, misturando humor com muitas doses de ironia para explicar as relações entre as personagens com a sociedade, com as instituições e até mesmo com o governo.

“A linguagem de Qorpo-Santo é um elemento de força no texto pelo uso incomum da ortografia, da gramática e da sintaxe que tenho certeza que irá surpreender muitas pessoas que ainda não conhecem o trabalho do autor”, explica Nereide.

A diretora conta com a experiência do grupo para o sucesso do espetáculo. Desde 1992, a companhia desenvolve trabalhos e adaptações com a obra do autor.

Com cerca de 70 minutos de espetáculo e codireção de Cleonor Cabral, Retratos de Qorpo-Santo tem em seu elenco Rodrigo Verçosa, Rosejanne Farias, Vera Gomes, Racquel Costa, Micaela Maia, Fabiene Priscilla, Haroldo Glalk e Augusto Marinho.

José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo-Santo
Antes de se dedicar à literatura, Qorpo-Santo foi comerciante, professor, vereador e delegado de polícia na cidade gaúcha de Alegrete até que começa a escrever em 1852. Por volta de 1864 começa a ter alucinações, é internado e neste período produz a maior parte de sua obra.

Seu texto dramático é considerado inovador tanto na forma como no conteúdo para o Brasil do século XIX, com uso de imagens surreais para narrar passagens em suas peças.

O caráter estranho de sua obra faz com que suas peças fiquem esquecidas e Qorpo-Santo morre em 1883, sem nenhum reconhecimento do valor de sua obra, sendo descoberto somente na década de 1950.



Extraído de http://noticias.band.uol.com.br/cidades/amazonas/noticia/100000657178/Grupo-estreia-peca-de-humor-ironico-Retratos-de-Qorpo-Santo-dia-18.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário