Balé da Cidade de Taubaté comemora 8 anos com pré-estreia do espetáculo “Qorpo-Santo”


Para comemorar seus oito anos de fundação, o Balé da Cidade de Taubaté faz apresentação gratuita no dia 23 de maio, às 20h, no Teatro Metrópole. O espetáculo de abertura será "Imagens Sonoras" de Daniele Bittencourt Turzi. Em seguida acontece a pré-estreia de “Qorpo-Santo” de Felipe Chepkassoff Ribeiro.
Os interessados devem retirar ingresso na bilheteria do teatro 1 hora antes do espetáculo. O Metrópole fica na Rua Duque de Caxias, 312, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3624-8695 ou e-mail: teatrometropole@taubate.sp.gov.br.
O novo espetáculo trata-se de uma peça de livre criação inspirada na vida e obra do dramaturgo e poeta brasileiro do século 19, José Joaquim de Campos Leão. O escritor gaúcho da cidade de Triunfo acreditava ser santo, foi internado com problemas mentais e adotou o pseudônimo Qorpo-Santo para elaborar suas peças. Personagem controverso e, ainda hoje, desconhecido do grande público é reconhecido pelos estudiosos como o precursor do Teatro do Absurdo, muitos anos antes desse movimento surgir na Europa.
A apresentação do Balé da Cidade é um projeto iniciado como pesquisa de linguagem coreográfica, utiliza como caminho criativo os conceitos e ideais do diretor polonês Jerzy Grotowsky, Teatro Físico e Teatro Pobre, a fim de resgatar e divulgar a obra de José Joaquim de Campos Leão.
O Balé - Fundado em 05 de maio de 2006, o Balé da Cidade surgiu dentro da Escola Fêgo Camargo com o objetivo de trabalhar a dança como instrumento a serviço da educação e da cultura. Atualmente a equipe é formada por 19 profissionais e estudantes bolsistas escolhidos em processo seletivo para integrarem o Balé. Desde sua criação desenvolve o projeto “Dança nas Escolas”, no qual os bailarinos ministram aulas para alunos das escolas municipais.
Com projeção internacional, o corpo de baile taubateano participou com apresentações e oficinas em 2012 da Quinzena de Dança de Almada em Portugal e em abril deste ano do Tudanzas na Espanha. E este ano foi declarado patrimônio cultural de Taubaté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário