Qorpo de Baile



Robson Lima Duarte


"Qorpo de baile" foi um "work in progress" realizado dentro das atividades formativas do 21º Porto Alegre em cena, a partir de fragmentos de textos de Qorpo Santo, tendo como base o Tanztheater alemão. Dirigido pelas diretoras Carlota Albuquerque & Sayonara Pereira, a oficina contemplará as qualidades expressivas do movimento. Estas qualidades podem ter suas matrizes junto aos gestos do cotidiano, na orientação em diferentes direções (planos, extensões, caminhos), em diferentes formas de movimentos no espaço, ou ainda em diversos impulsos e dinâmicas através de exercícios específicos. A partir de fragmentos de textos de Qorpo Santo, seguindo os princípios característicos do Tanztheater alemão, será proposta a montagem de um work in progress com os atores-bailarinos integrantes da oficina. 

Carlota Albuquerque, madrinha este ano do festival, é diretora e coreógrafa da cia Terpsí Teatro de Dança, com o qual recebeu vários prêmios para seus espetáculos, como os açorianos de Melhor Espetáculo (em 1991, 1996, 2003,2006). Entre outros prêmios, em 2010 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural pelo conjunto de trabalhos realizados pela sua contribuição à dança no Brasil. Professora da Casa de Teatro de Porto Alegre desde 2010 na disciplina de Preparação Corporal; Educadora Brincante do Teatro Escola de Antônio Nóbrega; Ministrou oficinas e palestras sobre movimento e criação no projeto Descentralização da Cultura - SMC/POA e em universidades como UNICAMP, USP, UERGS-FUNDARTE , além de espaços culturais.

Sayonara Pereira - Professora na Escola de Comunicações e Artes do Departamento de Artes Cênicas e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, onde também dirige o LAPETT – Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades . Pós-Doutora em Artes-Dança (2009),e Doutora em Artes-Dança pela UNICAMP/2007. Realizou seus estudos em dança no Brasil, USA e Alemanha. Na Alemanha, especializou-se na Folkwang Hochschule-Essen (1985), licenciou-se em Pedagogia da Dança na Hochschule für Musik-Tanz Köln (Colônia-2003). Na cidade de Essen (Alemanha) fixou residência de 1985 a 2004, trabalhando com vários artistas e dançando suas próprias produções como coreógrafa independente. Autora do livro Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO (2010) e editora da Revista Sala Preta do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário